23 de abril de 2011

CAMPANHA CONTRA A HOMOFOBIA



2ª Semana de combate às opressões na UNIFESP


A mobilização de ALUNOS, DOCENTES, TÉCNICOS e TERCEIRIZADOS da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) - CAMPUS BAIXADA SANTISTA, tem objetivo de provocar reflexões sobre o peso das tradições, preconceitos, enfrentamento dos medos e dos desejos dentro e fora de sua comunidade acadêmica.
A HOMOSSEXUALIDADE, desde a década de 90, foi excluída da lista de transtornos psiquiátricos da Organização Mundial de Saúde (OMS). No Brasil, o Conselho Federal de Psicologia proíbe tratar a atração sexual por pessoas do mesmo sexo como doença e em geral, ainda não há uma explicação única entre as Ciências que estudam o Comportamento Humano.
O termo HOMOFOBIA foi inicialmente utilizado em 1971 e remete ao medo irracional, à repulsa e aversão aos homossexuais. Este medo tem origem na falta de identificação grupal com aqueles que não se alinham aos papéis tradicionais da sociedade. Atitudes homofóbicas podem ser manifestadas com calúnias, difamações, insultos verbais, gestos, agressões corporais, violência e morte ou no convívio baseado nas ironias.
A LEI ESTADUAL (SP) nº 10.948/2001 penaliza administrativamente a prática de discriminação por orientação sexual, podendo ser punido todo cidadão e toda empresa pública ou privada. (e-mail: nucleo.discriminacao@dpesp.sp.gov.br)
Nós temos responsabilidade social de repudiar qualquer forma de preconceito contra LÉSBICAS, GAYS, BISSEXUAIS, TRAVESTIS e TRANSEXUAIS.
SOMOS A FAVOR DA VIDA E DA LIBERDADE DE EXPRESSÃO!

Acompanhe o calendário de atividades da campanha contra a homofobia que será realizada entre os dias 16 e 23 de maio, com debates, filmes, oficinas, atividades culturais e muito mais!

FAÇA SUA PARTE - DENUNCIE ATITUDES HOMOFÓBICAS:
  • DISQUE 100 (GOVERNO FEDERAL)
  • DISQUE DEFESA DE DIREITOS DOS ESTUDANTES (UNIFESP)
    (11) 5576-4244 RAMAL 207

Comissão de Combate à Homofobia no Campus Baixada Santista
                                                                                                                      

Nenhum comentário:

Postar um comentário